Vale de Cambra | Desportos de ar livre

Vale de Cambra possui condições excecionais para a realização de inúmeras atividades de ar livre. Destacamos o BTT pelo facto de existir uma grande dinâmica na organização desta atividade no município, mas a corrida, o stand up padle, o canyoning ou os percursos pedestres são, igualmente, tentadores!

BTT em autonomia e passeios de bicicleta

  • A parte montanhosa do município é, toda ela, atrativa para os aficionados pelo BTT, proporcionando, em simultâneo, a contemplação de deslumbrantes paisagens e o convívio com a natureza. Em Vale de Cambra não existem, atualmente, centros de BTT ou trilhos sinalizados, contudo, existem organizações locais, nomeadamente o “Vale dos Duros”, que organizam percursos de BTT em autonomia, guiados exclusivamente por GPS. Consulte esta organização ou a nossa secção “O que fazer”. Também poderá contactar as empresas de animação turística local que poderão organizar uma atividade de BTT a seu pedido.

  • Para passeios de bicicleta, num piso mais regular e menos exigente, sugerimos-lhe o Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho, onde poderá realizar estes passeios em família.


Vencendo cascatas e rios selvagens

  • O canyoning ou as caminhadas aquáticas são a melhor forma de explorar o leito de um rio e as suas margens. Se gosta de ter os “pés assentes na água” não espere mais, aventure-se numa destas duas modalidades. Para o efeito, e se não é profissional nesta área, contacte as empresas de animação turística local para que tenha uma experiência segura e memorável!


Deslizando sobre a água

  • O stand up paddle é uma modalidade desportiva relativamente recente, que atrai cada vez maior número de adeptos. Para a praticar basta que tenha um grande plano de água, uma prancha, um remo, um fato de neoprene adequado e, claro, alguma experiência ou vontade de aprender. A albufeira da barragem Eng. Duarte Pacheco é um espaço adequado e muito agradável para realizar esta atividade.


Dê o primeiro passo para a verdadeira descoberta do município

  • Já não restam quaisquer dúvidas de que os percursos pedestres são a melhor forma de se conhecer os atrativos turísticos de um território, incluindo o seu património natural, histórico e edificado, e de conviver com os habitantes, as tradições e a cultura local.

  • O município de Vale de Cambra oferece, atualmente, três interessantes percursos pedestres: dois nas encostas da serra da Freita e um que sobe do vale do Caima até à serra do Arestal. Consulte os seus traçados e dê início à aventura ou, contacte uma empresa de animação turística local para organizar o seu passeio.


  • PR1. Varandas da Felgueira

  • PR2. À Nossa Senhora da Saúde por Caminhos de Antigamente

  • PR3. Na Vereda do Pastor