Vale de Cambra é um vale mágico por natureza! Desde as belas e solarengas encostas das serras da Freita e Arestal, aos vales férteis do Caima, Arões e Teixeira, há todo um universo de atrações naturais e culturais para descobrir e desfrutar!

Berço da primeira industria de lacticínios do país, Vale de Cambra possui uma longa história associada, quer à indústria dos laticínios, quer à indústria das madeiras, das embalagens metálicas e da metalurgia, acolhendo, atualmente, as maiores empresas do país, nestas áreas.


Mas foi graças ao seu rico e extenso património natural, com destaque para o seus vales férteis, onde eram produzidos leite e vinho em abundância, que o município atingiu tal patamar de desenvolvimento industrial.


Estes mesmos vales férteis, povoados de campos com vinhas, rios, cascatas, levadas e albufeiras, que espelham nas suas águas a imagem de uma natureza inebriante, encontram-se cercados de altas montanhas, onde abundam florestas que abrigam uma notável fauna e flora, vestígios arqueológicos de arte rupestre atlântica, aldeias ancestrais empoleiradas em socalcos, e pontes seculares. Estes vales e montanhas são, hoje, espaços onde se promove o turismo, o desporto e a cultura.

“… cercado de montanhas de formas extravagantes, não é fácil descortinar em Portugal outro mais grandioso e espectacular. Quase não tem planos. ...A terra é verde e o céu é azul; é tudo verde e azul com raras pintas brancas do casario, que mais do que moradias de homens parecem janelas da própria paisagem.”

Nas noites de luar, quando o grande balão de oiro surge na lomba das montanhas, o vale enche-se de magia, dum sortilégio que paira desde os píncaros longínquos às águas sussurrantes do Caima.”

(Ferreira de Castro)

Vale de Cambra | Principais atrações
Vale de Cambra | Vilas e cidades
Vale de Cambra | Gastronomia e vinhos
Vale de Cambra | Eventos a não perder
Vale de Cambra | Desportos de ar livre
Vale de Cambra | Destaques paisagísticos
FILTROS DE PESQUISA
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!