Sever do Vouga

No Centro da Natureza!

Capital portuguesa do mirtilo, Sever do Vouga é um município reconhecido pelas suas magníficas paisagens naturais e culturais, nas quais se enquadram algumas das mais belas cascatas do país, o idílico vale do Vouga, inúmeros miradouros sobre a costa atlântica, bem como um rico e preservado património megalítico.

Área: 129,9km2

Freguesias: 7

População: 12.356 habitantes (Censos 2011)

Ponto mais alto: 841m - Serra do Arestal


Sever do Vouga é um município do Centro de Portugal que se localiza a meia hora da cidade de Aveiro e a uma hora da cidade do Porto. No mapa das Montanhas Mágicas® ocupa a posição sudoeste, constituindo uma das principais portas de entrada para o território a partir da A1 e da A25. Geograficamente ocupa grande parte da serra do Arestal, pertencente ao maciço da Gralheira, bem como o vale do rio Vouga, incluindo parte da área classificada ao abrigo da Rede Natura 2000.

É um município reconhecido pela sumptuosidade das suas cascatas e pela extraordinária beleza das paisagens do vale do Vouga, onde se localiza a afamada Ecopista de Sever do Vouga. Tendo resultado da recuperação da ex-linha ferroviária do Vouga, a ecopista põe em destaque alguns dos seus mais valiosos legados: a Ponte do Poço de Santiago, ex-libris arquitetónico do município; os túneis ferroviários que dão à paisagem um encanto único; a estação de Paradela, recuperada e transformada em eco café; entre outros.

Sever do Vouga é, também, um município reconhecido pelo valioso património ar­queológico que alberga, sendo considerado um verdadeiro Museu Aberto do Passado.

Por ter sido pioneiro na produção de mirtilos em Portugal e por ser, ainda, um dos maiores produtores nacionais deste fruto, Sever do Vouga é considerado a “Capital do Mirtilo”, algo que fica bem patente no evento dedicado ao fruto “rei” deste município, que se realiza, anualmente, no último fim-de-semana de junho.

Não podemos deixar de lhe recomendar uma visita à aldeia dos Amiais, à albufeira da Barragem de Ribeiradio e aos principais miradouros locais: o de Nossa Senhora da Penha, o de Santa Maria da Serra, o do Castêlo, o da Volta da Barca e o do Alto da Capela do Barreiro. Muitos dos locais que poderá visitar em Sever do Vouga, inclusive algumas das suas cascatas e panorâmicas, são importantes sítios de interesse geológico (geossítios), revelando histórias da Terra com muitos milhões de anos.

Conjugue a descoberta do município com a degustação dos deliciosos pratos típicos locais e tenha uma estadia inesquecível!

Sever do Vouga - Principais atrações
Sever do Vouga - Vilas e cidades
Sever do Vouga - Gastronomia e vinhos
Sever do Vouga - Eventos a não perder
Sever do Vouga - Desportos de ar livre
Sever do Vouga | Destaques paisagísticos
FILTROS DE PESQUISA
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!