São Pedro do Sul é um município reconhecido por possuir a maior e mais desenvolvida estância termal da Península Ibérica, com uma vocação milenar para o termalismo de saúde. Mas o que muitos não sabem é que as suas atrações não se ficam por aqui.

As aldeias de montanha e as magníficas paisagens das serras da Arada e S. Macário, bem como a natureza inebriante do vale do Vouga fazem de S. Pedro do Sul um dos destinos mais apetecíveis no contexto do Turismo de Natureza.


Área: 349km2

Freguesias: 14

População: 16.851 habitantes (Censos 2011)

Ponto mais alto: 1053m - Serra de S. Macário


São Pedro do Sul é um município do Centro de Portugal, situado a cerca de meia hora da cidade de Viseu e a pouco mais de uma hora das cidades do Porto e Coimbra.

Dominado pelas serras da Freita, Arada e S. Macário e pelo magnífico vale do Vouga, o município assume-se como um destino de natureza por excelência. Do interior dos seus vales graníticos brotam as célebres águas termais de S. Pedro do Sul, com propriedade terapêuticas singulares, descobertas pelos romanos há mais de 2000 anos.

Nas zonas de montanha sobressaem recantos naturais de grande beleza. Cascatas, poços e lagoas de águas límpidas são presença constante nas ribeiras da Landeira e da Pena, e no rio Teixeira, um dos rios de montanha mais limpos da europa, muito procurado pelos praticantes de canyoning. Tesouros geológicos como a Livraria da Pena, a Cascata do Rio Teixeira ou as Penas do Diabo, revelam fascinantes histórias da evolução do planeta Terra.

Desde o Portal do Inferno até ao vale do Deilão, passando pelo monte de S. Macário, até ao vale do rio Sul, as paisagens que se alcançam são impressionantes. Do alto da serra de S. Macário, onde se localiza um dos mais adoráveis santuários de montanha do território, diz-se que o raiar do sol é de inspiração divina.

Mas S. Pedro do Sul não é só Natureza! É também um município recheado de valores históricos, arquitetónicos e culturais. Gravuras rupestres, castros, igrejas, mosteiros, solares e pontes ferroviárias, testemunham a presença e a ação do Homem nestas terras, ao longo de milhares de anos.

Aqui e além, encaixadas em vales profundos ou empoleiradas em solarengos socalcos, surgem aldeias ancestrais, repletas de rusticidade, como a Pena, Covas do Monte, Fujaco, Manhouce, Candal e Póvoa das Leiras. Estas aldeias vivem envoltas em tradições, mitos e lendas de cabras que matam lobos, de mortos que matam vivos, de serpentes que comem homens e de santos que transportam brasas nas mãos.

Tendo como ponto de partida a Natureza e as Águas Termais, descubra e desfrute de tudo o que S. Pedro do Sul tem para lhe oferecer, incluindo a sua magnífica gastronomia!

São Pedro do Sul | Principais atrações
São Pedro do Sul | Vilas e cidades
São Pedro do Sul | Gastronomia e vinhos
São Pedro do Sul | Eventos a não perder
São Pedro do Sul | Desportos de ar livre
São Pedro do Sul | Destaques paisagísticos
FILTROS DE PESQUISA
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!