Castelo de Paiva

A essência do Verde!

Castelo de Paiva é um município do Norte de Portugal que se localiza a cerca de quarenta minutos da cidade do Porto e a uma hora da cidade de Aveiro.

Situado imediatamente a sul do rio Douro, o município constitui uma das principais portas de entrada, a norte, para o território das Montanhas Mágicas®. A importante rede hidrográfica que possui, na qual se incluem os rios Douro, Paiva (sítio de Rede Natura 2000), Arda e Sardoura, define as principais características da sua geomorfologia, pautada por sequências de montes e vales que dão origem a fantásticas panorâmicas, sendo a mais emblemática a do Monte de S. Domingos.

A Natureza é o principal recurso turístico do município. Neste âmbito merece especial atenção o seu património geológico, nomeadamente os Fósseis do Carbonífero , com cerca de 300 milhões de anos, recentemente descobertos, bem como o carvão fóssil explorado até 1994, no Couto Mineiro do Pejão, tendo daqui resultado um património histórico e industrial digno de registo. Destaque também para a magnífica biodiversidade do rio Paiva, e para as excecionais condições que oferece para a prática de rafting e outros desportos de aventura.

O rio Douro e a sua envolvente conjugam de forma harmoniosa natureza e cultura para oferecer aos visitantes espaços únicos de contemplação, interpretação, meditação e lazer.

Por todo o município, e como resultado de uma simbiose perfeita entre a Natureza e a mão humana, surgem magníficas paisagens vinhateiras com soberbas quintas, onde são produzidos os singulares vinhos verdes da região.

No que ao património histórico e edificado diz respeito, merece especial relevo o Marmoiral de Sobrado, classificado como Monumento Nacional, integrado na Rota do Românico; o Pelourinho da Raiva; as sepulturas medievais escavadas no Penedo de Vegide; e as casas senhoriais entre as quais se destacam o Solar da Boavista e o Solar da Fisga com as suas fontes e jardins.

Para complementar a oferta turística local o município presenteia os seus visitantes com uma rica e diversificada gastronomia e com um programa anual de eventos que põe em evidência, quer a sua gastronomia e vinhos verdes, quer o desporto, a cultura e os seus usos, artesanato, costumes e tradições.

FILTROS DE PESQUISA
Geraldo
6.50€
Restaurante O Geraldo
Restaurante típico
(+351) 255 689 518
Dona Amélia
20.00€
Restaurante Dona Amélia
Restaurante típico
(+351) 255 698 773
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!
Brevemente disponível!