Arouca Geopark

Um geoparque é um território com limites bem definidos que possui um notável património geológico, aliado a toda uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Um geoparque é um território com limites bem definidos que possui um notável património geológico, aliado a toda uma estratégia de desenvolvimento sustentável. Os três principais propósitos de um Geoparque são: A geoconservação, a educação para o desenvolvimento sustentável  e o turismo.

O Arouca Geopark corresponde à área administrativa do concelho de Arouca, sendo reconhecido pelo seu excecional património geológico de relevância internacional. Os 41 geossítios inventariados, aliados a uma estratégia de desenvolvimento territorial que assegura a sua proteção, dinamização e uso, constituem a base do Arouca Geopark. Muitos destes geossítios podem ser visitados através da Rota dos geossítios e da intensa Rede de Percursos Pedestres do município de Arouca.


Área classificada total: 32.910ha

Área classificada no território: 32.910ha (100%)

Municípios abrangidos: Arouca

Geossítios mais relevantes: Trilobites Gigantes de Canelas, Pedras Parideiras da Castanheira, Icnofósseis de Cabanas Longas, Frecha da Mizarela, Pedras Boroas do Junqueiro