Áreas Classificadas

As Montanhas Mágicas® abrangem quatro Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000: serra do Montemuro, serras da Freita e Arada, rio Paiva e rio Vouga.

A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica para o espaço Comunitário da União Europeia que tem como finalidade assegurar a conservação, a longo prazo, das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa, contribuindo para parar a perda de biodiversidade. Constitui o principal instrumento para a conservação da natureza na União Europeia. 

Abrangem também um Geoparque, o Arouca Geopark, pertencente à Rede Europeia e Global de Geoparques da UNESCO, desde 2009, reconhecido pelo seu excecional património geológico, de relevância internacional. 
Estes espaços, de elevado valor ambiental, ecológico e geológico, são responsáveis por uma oferta turística de excelência, especialmente no que se refere ao turismo de natureza, ao ecoturismo, ao geoturismo e ao turismo científico. 
É também graças à existência destes espaços classificados e ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos agentes locais, que o território se encontra certificado como destino turístico sustentável, ao abrigo da Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas e classificadas, desde 2013. 

Serra do Montemuro
Serras da Freita e Arada
Rio Paiva
Rio Vouga
Arouca Geopark